10 de Junho – Dia de Portugal / Dia de Camões / Dia das Comunidades Portuguesas

Bandeira Portuguesa10 de Junho, uma data para celebrar Portugal, sua história e sua (nossa) gente. É uma data que celebra não apenas o passado do País, mas também, em especial, a história de seus filhos ilustres, que aventureiros ou heróis, desbravavam oceanos em busca de novos horizontes, de novas terras.

De Portugal, a caravela de Cabral partiu para além mares, espalhando pela terra, comunidades em roteiro de Camões, o maior poeta português, que deixou para o mundo a consciência de patriotismo através do poema maior, “Os Lusíadas”.

Nessa data, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos reverencia a memória de seus fundadores, portugueses que em Santos viviam e se compadeciam com o sofrimento dos patrícios que aqui chegavam sem dinheiro, sem emprego e sem parentes, e encontravam a cidade padecendo sob o jugo de epidemias.

Camões - Salão Nobre

A chama da solidariedade portuguesa em terras outras, no longínquo 1859, mais uma vez se manifestou e aqui, na terra de Brás Cubas, um grupo liderado por José Joaquim Airam de Souza Martins, fundou essa Beneficência que carrega no nome, na missão e na visão, o ideal de servir.

Nesta casa de origem portuguesa, com certeza, o pendão de nossos antepassados (poucos são os que por esta casa passaram e passam que não tem no DNA, uma gota de sangue português) tremula propagando o orgulho de sua história.

Lídima representante do povo luso, a Beneficência é orgulhosa de ser repositária de sua história por meio da origem e da missão, mas também de ser guardiã de muitas de suas referências, entre elas, um *busto de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores símbolos desta terra chamada Portugal e uma das maiores figuras da literatura mundial, que amou e viveu intensamente sua paixão, especialmente pela vida.

Nossa saudação a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo!

Ademir Pestana


Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos


*Nos arquivos da Beneficência não se tem registro da data e/ou procedência dessa peça, apenas a referência visual da beleza e perfeição da obra.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436