20 de Abril – Dia da Mobilização Nacional Contra a Gripe

O Ministério da Saúde elegeu este sábado (20 de abril), como o Dia da Mobilização Nacional Contra a Gripe.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início no último dia 15 e se estende até o próximo dia 26, período em que o Governo pretende vacinar 31,3 milhões de pessoas. Para atingir essa meta, foram distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

vacina_gripe -1Em Santos, neste sábado, 45 postos, vacinarão contra a gripe. Serão 40 postos fixos (unidades básicas e de saúde e da saúde da família), abrirão das 8h às 17h, exclusivamente para o serviço de vacinação. Cinco postos volantes, também funcionarão neste horário. Eles estarão nos locais de grande circulação de pessoas, como centros comerciais, praças e supermercados.

Na segunda-feira (22) a campanha prossegue nas unidades básicas e de saúde da família, até dia 26, no horário das 9h às 16h.

Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos (com prescrição médica). Não devem tomar a vacina pessoas com histórico de reação anafilática, reações a doses anteriores ou alergias a ovo de galinha e seus derivados, bem como alergia a qualquer um dos componentes da vacina.

A listagem completa dos postos de vacinação em Santos está publicada na edição desta sexta-feira (19) no Diário Oficial de Santos (publicação se repete sábado (20), também disponível no site www.santos.sp.gov.br/saude

As pessoas que fazem parte do grupo-alvo da campanha, não deixem de tomar a vacina, pois estudos apontam que ela reduz em até 70% os casos de gripe que evoluem para pneumonia, e ainda casos cujas complicações necessitam de internação hospitalar, 16% de hospitalização de pacientes com doença cérebro-vascular, 19% de hospitalização de pacientes com doença cardíaca e 50% de mortes. Diante desse resultado, sair da rotina e ir a um posto de vacinação e mais que um cuidado, é um compromisso para com a própria saúde.

(Fotos: Divulgação)

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436