22 de março – Dia Mundial da Água

Você sabia que dois terços do planeta Terra são formados por água?

Ademir

Isso porque somente cerca de 0,008 % do total da água do planeta é potável (própria para o consumo) e grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação do homem.

É preocupante a situação do planeta, pois num futuro próximo, pode falta água para o consumo de grande parte da população mundial. Por esta razão, vamos colaborar com o planeta, fazendo a nossa parte: economizando água.

Foi para chamar a atenção de todos os povos que a ONU- Organização das Nações Unidas, em 22 de março de 1992, instituiu o Dia Mundial da Água, com o objetivo de conscientizar a população mundial para a necessidade de uma reflexão sobre a necessidade de medidas práticas na expectativa de, no mínimo, diminuir os impactos ambientais com consequências desastrosas ao homem, causados pela possível falta de água no planeta.

Fazer a nossa parte para evitar a falta de água potável para as futuras gerações, contribuindo para a mudança do quadro atual, é o mínimo que podemos fazer. Medidas que podemos adotar como hábito, a partir desse momento são muito simples, como: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Se cada um fizer a sua parte, estará, não apenas ajudando o planeta, mas a si mesmo, afastando para longe, a possibilidade de passar as madrugadas na expectativa da água pingar na torneira da pia; de percorrer longas distâncias com uma lata d’água na cabeça, de ter que armazenar água da chuva para depois fervê-la e torná-la utilizável para beber e/ou racionar a porção de água destinada a cada pessoa da família.

O parágrafo anterior parece um quadro surreal, mas infelizmente é uma realidade muito mais próxima do que se imagina.

Ademir Pestana
Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos

Fotos: Divulgação

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436