Alunos da ETEC Drª Ruth Cardoso fazem trabalho sobre voluntáriado e conhecem a Beneficência Portuguesa

Alunos da ETEC Drª Ruth Cardoso, de São Vicente, visitaram na manhã desta sexta-feira (7), a Sociedade Portuguesa de Beneficência, onde pesquisaram sobre o trabalho das ‘gassianas’, voluntárias do Gassa – Grupo de Apoio Social Santo Antônio, e conheceram parte das instalações do complexo hospitalar.

O grupo formado por Andrelia Moura de Carvalho, Christiane Dametto, Luicimara Martins E. Silva, Talyta Massuma Ximenes e Thiago Edson A. Barbosa, alunos do curso Técnico em Administração, da ETEC (Escola Técnica Estadual) que funciona na extensão localizada Escola Ênio Vilas Boas”, desenvolve trabalho sobre voluntariado, orientado pela professora Adriana Rodrigues, da disciplina de Ética.

Recebido pela presidente do Gassa, Deusa Adely Pimentel Pereira Batista, o grupo tomou conhecimento das atividades desenvolvidas pelas voluntárias, elo de ligação entre pacientes e equipes multidiciplinares do complexo hospitalar formado pelos hospitais Santo Antônio e Santa Clara, que têm entre inúmeras ações, a de auxiliar as pessoas internadas ou em repouso, ou ainda em situação de consulta. Após entrevista com a presidente, os estudantes, acompanhados da voluntária Vilma Rodrigues Barriento e de membros da Assessoria de Imprensa e do Serviço de Hotelaria, visitaram alguns setores, da Nutrição a alas de internação e Pronto Socorro.

Os estudantes, a maioria visitando a Beneficência pela primeira vez, mostraram-se encantados com a arquitetura e o estado de preservação do prédio Santo Antônio, em estilo neocolonial, inaugurado em 1º de dezembro de 1926. O prédio foi tombado pelo Condepasa – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos, em dezembro de 2012. Inevitável para eles, a comparação de estilos entre os hospitais Santo Antônio (tombado) e Santa Clara (inaugurado na década de 1990). Os jardins que praticamente circundam o imóvel, com árvores centenárias e plantas diversas, abrigo natural de pássaros, entre eles gaviões que fazem seus ninhos na parte mais alta das inúmeras espécies de arvoredo, foi para os estudantes vicentinos, um capítulo à parte do trabalho que estão desenvolvendo.

Ao final da visita, três dos estudantes salientaram a possibilidade de virem a desenvolver o TCC sobre a criação do hospital (fundado em 21 de agosto de 1859) ou de algum setor e/ou atividade relacionados à Beneficência.

Fotos: Alexandre Neves/SPB

 

Endereços:
– Beneficência Portuguesa – Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro/Santo

– ETEC Drª Ruth Cardoso – Praça Coronel José Lopes, 387 Centro/São Vicente

– Extensão da ETEC Dr. Ruth Cardoso – EE “Ênio Vilas Boas” – Rua José Joaquim de Azevedo, 1166, Cidade Náutica/SV

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436