A Sociedade Portuguesa de Beneficência (SPB) realiza nesta sexta-feira (19) solenidade que será realizada às 11h30, no Salão Nobre da Instituição, encerrando a programação comemorativa aos 157 anos de fundação. Na ocasião, a Beneficência receberá em doação, uma tela do artista plástico Benedicto Calixto, que em 1884 pintou o então procurador da Beneficência, o português Cândido Luiz Esteves.

Cândido Luiz Esteves, procurador da Beneficência em 1882

Cândido Luiz Esteves, procurador da Beneficência em 1882

Missa – A solenidade será precedida pela tradicional Missa Festiva que terá início às 9h, na Capela Santo Antônio, que a exemplo de vários setores do Hospital Santo Antônio (sede da administração da Beneficência) é tombada.

Benedicto Calixto – A solenidade, com início às 11h30, registrará a entrega de significativa obra de arte que marca de forma indelével a grandeza de uma época, tempos idos que reuniu exemplos de probidade, genialidade artística e paradigma de solidariedade em busca de saúde.

A tela em questão retrata Cândido Luiz Esteves, reconhecidamente um homem pobro, grande benemérito que contribuiu, entre outras coisas, com todo o madeiramento necessário à construção do primeiro hospital da Beneficência, inaugurado em 1878, ou seja, 19 anos após a fundação da entidade. Cândido Esteves foi procurador da Beneficência Portuguesa em 1882. A doação da obra à Beneficência foi uma iniciativa dos familiares de Cândido Esteves, liderada pelo neto, Fernando Guilherme Martins.

Considerada mais que expressiva a fase retratista do artista plástico Benedicto Calixto, consagrado pintor brasileiro, a tela é com certeza a expressão da genialidade do pintor nascido em Itanhaém, reconhecido internacionalmente. A obra virá enriquecer ainda mais, o acervo da Beneficência fundada em 21 de agosto de 1859, sob a égide da solidariedade.

A cerimônia contará com a presença de quatro gerações de Cândido Esteves.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436