Beneficência recebe a visita do Cônsul de Portugal.

Em sua primeira visita oficial à região, o Cônsul Geral de Portugal Paulo de Sousa Lourenço, esteve na manhã desta terça-feira (27) na Sociedade Portuguesa de Beneficência, onde foi recebido pela diretoria, funcionários, médicos e voluntárias.

Na Beneficência, o cônsul conheceu parte da história de 155 anos da instituição e seu funcionamento. A visita se ateve à parte administrativa no prédio do Hospital Santo Antônio, se inteirando de cada detalhe do heráldico edifício tombado pelo Condepasa – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos. Na andança pelo imóvel, uma parada na Capela Santo Antônio.

Um momento que ele considerou especial, sua assinatura no “Livro de Visitas Ilustres” inaugurado pelo imperador D. Pedro II em agosto de 1875.

“Me sinto honrado e emocionado por pegar em papel tão especial e postar minha assinatura em tão importante documento que registra parte importante da história deste País”, disse o cônsul Paulo Lourenço, após registrar sua mensagem e assinatura no livro, uma das relíquias da época do Império. A assinatura do documento se deu na sala da presidência, sob o olhar de José Joaquim Airam Martins, fundador da Beneficência, em óleo sobre tela na parede ao fundo da mesa na qual o visitante assinou o documento.

O cônsul fez questão de falar aos funcionários sobre a importância do trabalho por eles desenvolvido e ao presidente Ademir Pestana, cumprimentou pela direção da Beneficência Portuguesa que ele considera de vital importância para a saúde e para a preservação da memória portuguesa na região.

Recepcionado pelos diretores, o cônsul Paulo Lourenço estava acompanhado do cônsul honorário de Santos, Armenio Mendes, com quem seguiu para outras visitas de acordo com o roteiro que inclui entidades portuguesas e as prefeituras de Santos e São Vicente.

(Fotos: Divulgação)

 

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436