Campanha contra abuso nos ônibus será lançada na Semana da Mulher

Com o objetivo de conscientizar, especialmente a população masculina sobre, importância, respeito e direitos da mulher na sociedade, a Semana da Mulher tem extensa programação.

abusoEm Santos, uma campanha contra abuso nos ônibus chama atenção. A ação será lançada na próxima segunda-feira (9), pela Coordenadoria da Mulher, órgão ligado à Secretaria de Defesa da Cidadania.

Embora o órgão não tenha, segundo Diná Ferreira Oliveira, coordenadora de Políticas para a Mulher, registrado denúncia de abuso sexual praticado em ônibus, quer conscientizar os homens de que a aglomeração humana não lhe dá o direito de se aproveitar dessa situação para uma atitude libidinosa e que esse comportamento é um crime. Já as mulheres são orientadas e encorajadas a denunciar.

Inicialmente foram impressos 500 cartazes que serão afixados em todas as linhas de ônibus municipais e no Terminal de Passageiros, no Valongo. A campanha foi instituída por meio da lei 3.098, de 5 de janeiro último, com o objetivo de coibir o assédio sexual e incentivar as vítimas a denunciarem os infratores.

O material da campanha, com o título “Mantenha Distância, não abuse”, orienta para as denúncias que podem ser feitas pelo telefone 180. Em geral, as vítimas têm vergonha e não relatam situações constrangedoras que acontecem nos coletivos, principalmente nos horário de pico.

A campanha vai acontecer durante a programação da Semana da Mulher e inclui cartazes. O material, com o título “Mantenha Distância, não abuse”, orienta para as denúncias que podem ser feitas pelo telefone 180.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436