Campanha – Doe sangue e salve vidas

blood-bags-91170_1280

O Banco de Sangue da Sociedade Portuguesa de Beneficência está com mais uma campanha de doação de sangue. Iniciada na última segunda-feira (8), a campanha não tem data para acabar porque a necessidade de sangue é uma constante neste e noutros bancos da cidade e região.

Nesta semana (8 a 13), o setor atende o público (doadores) externo das 7h às12h, No sábado será montado um esquema especial para atendimento àqueles que doam vida (cada doador de sangue pode salvar até quatro vidas), pois a exemplo do que fazem anualmente, 45 funcionários da Estrada Transporte, empresa instalada na Av. Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste de Santos, comparecem ao banco de sangue da Beneficência Portuguesa para a doação. Neste ano, esta será a segunda vez que os funcionários doam sangue na instituição.

Estoque baixo – Infelizmente, não fugindo à regra, o Banco de Sangue da Beneficência Portuguesa se apresenta com estoque baixíssimo, situação preocupante, especialmente pela aproximação das festas de fim de ano, período em que muitas pessoas viajam e quando a Baixada Santista tem sua população multiplicada com a presença de turistas. E é quando há maior concentração de pessoas, com estradas, ruas e avenidas com trânsito muito acima do normal, a preocupação nos bancos de sangue aumenta, devido a possibilidade de maior incidência de acidentes.

Assim, nesse período de festas, a direção do banco de Sangue da Beneficência faz um apelo à população para que não esqueçam que enquanto muitos festejam, tantos outros angustiados e com a vida em risco por falta de sangue. Doar sangue é mais que um gesto de amor, de solidariedade, é um gesto pela vida.

Quem pode doar sangue – Seguindo as normas nacionais e internacionais, o Banco de Sangue da Beneficência alerta que para doar sangue é necessário observar requisitos básicos:

. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável e preencher formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial

Não podem doar pessoas nas seguintes condições
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

– Hepatite após os 11 anos de idade. *
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.

O Banco de Sangue da Sociedade Portuguesa de Beneficência de santos fica na Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar, Vila Belmiro – Canal 2). Mais informações pelo telefone 2102-3446.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436