Chefia e liderança, sinônimos que fazem a diferença

027Descontraída e participativa, a palestra “Chefia e liderança para gestores e líderes organizacionais” proferida pelo professor Vinicius Vaz Ferreira, na manhã desta sexta-feira (14), na Sociedade Portuguesa de Beneficência, reascendeu nos participantes a certeza de que os sinônimos chefia e liderança fazem toda a diferença no ambiente de trabalho.

O palestrante Vinicius Vaz Ferreira, docente da Universidade Santa Cecília, especialista em administração e segurança, abordou o conjunto de ferramentas à serem utilizadas pelos líderes para que o trabalho em equipe, e não em grupo, seja harmonioso e produtivo evidenciando quando se deve ser eficaz e/ou eficiente.

033“Nem todo chefe pode ser líder, mas todo líder pode ser um chefe, porque a liderança é um dom com o qual já nascemos. O que é preciso é despertar esse dom e lapidá-lo, lembrando sempre que não existe a receita certa para ser um bom líder que precisa ter disposição para tentar o que não foi tentado antes, se motivar e entre outras coisas, aguçar o senso de justiça, o trabalho em equipe, saber delegar e principalmente desenvolver projetos que envolvam a todos sob sua liderança”, disse o professor Vinicius.

De formação militar, é Tenente do Exército, Vinicius Vaz Ferreira deixou claro aos participantes que o verdadeiro líder é, na realidade uma autoridade, independentemente do setor em que atue, ressaltando no entanto, que para isso é preciso ser reconhecido por suas habilidades e conhecimento, afinal lider é aquele que consegue influenciar os demais ao trabalho com entusiasmo e responsabilidade.

024Ao final da palestra, Vaz Ferreira atendeu a platéia que levantou várias questões, entre elas sobre as particularidades da liderança em ambiente hospitalar onde se lida, incessantemente com a emoção. Lembrou o palestrante que não existe uma receita para tal porque não basta ter nascido com o dom da liderança, é preciso exercitá-la e adequar as situações de acordo com a necessidade do tipo de trabalho que lidera, porque a meta é chegar ao ideal da empresa na qual trabalha e não apenas cumprir o essencial. Afinal, a função de cumprir o essencial cabe ao chefe.

003Palestrante – Diplomado pela Adesg – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, aos 31 anos, o professor Vinicius Vaz Ferreira, docente – cursos de Extensão da Universidade Santa Cecília, especialista em administração e segurança é pós graduado em Gestão de Pessoas, em Analista de Segurança, Executivo de RH, em Segurança Privada; Segurança Pública, entre outras (são sete pós graduações) e consultor em empresas de segurança.

Vinicius Vaz é detentor de dois prêmios Quality Brasil Gold e autor do livro “Segurança no dia a dia”, lançado em 2012 e prepara mais uma obra “Gerente Operacional” que pretende publicar no próximo ano.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436