Cuide da saúde lavando as mãos

15 de Outubro – Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Transformar a lavagem das mãos em um hábito frequente pode salvar mais vidas, pois este gesto, segundo a Organização Mundial da Saúde, reduz as mortes por diarréia em 50% dos casos e as mortes por infecções respiratórias agudas em 25%. Ou seja, lavar as mãos é tão importante e eficiente quanto qualquer vacina até intervenção médica.

Não se pode esquecer em momento algum que micróbios, vírus e bactérias estão em todos os lugares, e as mãos formam a parte do nosso corpo que tem mais contato com tudo que nos rodeia, se tornando uma porta aberta a todo tipo de micro-organismos.

E o jeito mais simples de reduzir a quantidade desses micro-organismos indesejáveis é lavando as mãos, medida simples, econômica e eficaz na prevenção de doenças e infecções. Para isso só precisa de água corrente, sabonete (de preferência líquido) e papel toalha para secar as mãos, lembrando que as bactérias são removidas por ação mecânica, ou seja, é necessário esfregar as mãos. Caso não tenha acesso a água, o gel de limpeza das mãos e tão eficiente quanto a lavagem correta com água.

A lavagem das mãos deve ocorrer principalmente nas seguintes ocasiões:

– Antes de manipular ou consumir alimentos
– Antes e depois de se entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas
– Depois de ir ao banheiro
– Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz
– Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados
– Após entrar em contato com animais
– Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas

-Tão importante é o ato de lavar as mãos que a Organização Mundial da Saúde estipulou duas datas para incentivar à ação: 5 de Maio – Dia Mundial de Higienização das Mãos e 15 de Outubro – Dia Mundial de Lavagem das Mãos.

Por favor, não espere essas datas para se prevenir de inúmeras doenças, torne o lavar as mãos um hábito incorporado a tantos outros no seu dia a dia.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436