Culinária pelo Mundo – Croácia

Culinária-pelo-mundo_CroáciaA culinária da Croácia é baseada em sua história de grandes transformações culturais, principalmente após sua independência ter sido decretada em 1990, após o fim da antiga Iugoslávia.

Sua população tem como base de sua alimentação a dieta mediterrânea, rica no consumo de azeites, erva e cítricos, ingredientes que harmonizam e dão sabor aos pratos. Também é notável o consumo de massas, queijos e carnes, devido à influência dos vizinhos italianos.

Entre seus pratos típicos, temos o Pokolt (um guisado com molho de pimenta vermelha); Brudet (Ensopado de peixes preparados em cumbucas) Prstaci(amêndoas); Kulen (uma espécie de salsicha seca picante); frango recheado assado, acompanhado de compota de marmelo, entre outros.

Entre os doces, podemos destacar os Atrukli (rolos de massa recheados de queijo, ovos e natas), doces com mel, tarte macarana (feita com ovos, amêndoas e embebida com licor), orehnjaca (massa folhada de nozes) e makovnjaca (massa folhada com sementes de papoula).

Quando o assunto são as bebidas, os destaques são os vinhos da terra (tintos e brancos de grande qualidade), aguardentes de ameixa e azeitona e o Maraschino (obtido através da essência dos frutos maduros da cereja maraska e das folhas dos seus ramos).

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436