Declaração de São Paulo sobre as Beneficências Portuguesas

Ademir e Consul Geral Português Paulo Lopes LourençoAs Beneficências Portuguesas de São Paulo se reuniram no último dia 11, no Salão Nobre da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo, por iniciativa do Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço e presidida por Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho das Comunidades Luso-Brasileiras do Estado de São Paulo. Na ocasião foi realizado o Encontro dos Presidentes e Diretores das Beneficências Portuguesas.

No evento, cujo objetivo principal foi a troca de informações, experiências de gestão sobre o trabalho desenvolvido pelas beneficências e ainda, o encorajamento à cooperação entre elas.

A “Declaração de São Paulo sobre as Beneficências Portuguesas” documento final do encontro, destaca os grandes desafios de gestão com que confrontam as instituições beneficentes, em grande parte pelas exigências decorrentes da universalidade do Serviço Único de Saúde (SUS) e os custos crescentes de saúde no Brasil, e as complexas necessidades de gestão, administração, políticas de compras e aquisições.

Ademir Pestana no salão Nobre Beneficiência Portuguesa de SPNo documento, o compromisso para estabelecer cooperação contínua entre as administrações destas instituições, a troca regular de informações com o objetivo de conhecer melhor as realidades, objetivos, desafios e colaboração técnica, comercial e administrativa, e naturalmente, fortalecer a união das Beneficências Portuguesas do Estado de São Paulo.

Ao final, o compromisso do próximo encontro em 2014, com data a ser definida, para um balanço da cooperação proposta no evento realizado na Beneficência Portuguesa de São Paulo, com a presença de representantes da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, Araraquara, Campinas, São Caetano do Sul e São Paulo.

Representando a Beneficência Portuguesa de Santos, além do presidente Ademir Pestana, o vice-presidente, Renato Luís Rodrigues Novaes e o diretor financeiro, Carlos Alberto Limas.

Há 11 anos – Em 21 de novembro de 2002, por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, foi realizado em Santos, no Salão Nobre da instituição, o 1º Encontro das Entidades Beneficentes Hospitalares de Origem Luso-Brasileira do Brasil. O principal objetivo do evento não fugiu ao foco atual: a união das Beneficências.

*Nas fotos realizadas no recente encontro, o presidente da Beneficência Portuguesa de Santos, Ademir Pestana, no Salão Nobre da Beneficência de São Paulo, e com o Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436