Dr.

Di Renzo: prevenir doenças do coração é o primeiro passo para uma vida saudável

Neste sábado (29), comemora-se o Dia Mundial do Coração. Mas não deixemos para nos preocupar com a saúde do mais importante órgão apenas nesta data. É importante e necessário cuidarmos dele todos os dias. A data funciona apenas como um alerta aos mais esquecidos da importância desse órgão vital.

O Dia Mundial do Coração tem o objetivo de conscientizar, informar e esclarecer a população sobre a importância da saúde cardiovascular, afinal o coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo para que cada órgão possa desenvolver suas funções. Para que isso se processe de forma natural é preciso colaborar para que o Coração possa ‘trabalhar’ de forma adequada.

O cardiologista José Ricardo Martins Di Renzo, da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos explica que a importância do Coração é imensurável.

Por essa razão o especialista ressalta que a prevenção continua sendo o melhor remédio: “Cuidar da saúde deve ser a primeira preocupação das pessoas e nisso, a prioridade é o coração. Prevenir doenças do coração deve ser o 1º mandamento para quem quer ter uma vida saudável, adotando uma alimentação que faça bem ao coração e que diminua o risco de doenças cardiovasculares, como os ricos em fibras, minerais e antioxidantes (entre eles, feijão, peixes, soja, lentilha, tomate, grão-de-bico, alho). Mas atenção, não adianta ingerir alimentos saudáveis se o tempero não for adequado. Por isso é melhor aposentar o saleiro e optar por ervas que realçam o sabor dos alimentos”

Prevenção
– Entre as formas de prevenir doenças do coração estão:

– check-up anual, a partir dos 40 anos e atenção: se na família tem histórico de doença cardíaca, o médico deve ser alertado e a prevenção deve começar antes dos quarenta. Atenção especial à pressão arterial. Se for maior ou igual a 14 por 9 é alta, e é uma das causas do infarto e outras doenças do coração.

– controle o colesterol para seu funcionamento correto. Essa gordura presente no organismo é separada em LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol); o consumo excessivo de gordura trans, açúcares e gordura saturada elevam o mau colesterol, causando o colesterol alto, que pode provocar o entupimento das veias e artérias, acarretando o infarto, AVC…

– controle o diabetes, uma das principais causas das doenças cardíacas, doença crônica e degenerativa que favorece o entupimento das artérias e a formação de aneurismas;

– exercícios físicos apresentam vários benefícios como a redução da pressão arterial e do colesterol, além de melhorar a capacidade de absorção do oxigênio e o controle do estresse;

–  alimentação saudável é primordial para a saúde do coração, como já foi dito. A dica é troque os alimentos gordurosos pelos naturais, frutas, legumes, verduras;

– evite cigarros, porque a nicotina presente eleva a pressão, o colesterol, aumenta a frequência cardíaca e aumenta a chance de coágulos no sangue, que podem entupir as artérias;

– beba água, componente essencial a estrutura e funcionamento do organismo. A água constitui mais de 60% do organismo humano e está presente em todas as funções necessárias à vida. O Ministério da Saúde recomenda pelo menos dois litros de água diariamente.

(Foto:SPB/Divulgação)

Escreva um comentário

*

Your email address will not be published.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436