Doar sangue um gesto de amor

Inúmeras são as formas de salvar vidas. Doar sangue é uma delas.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de Novembro), comemorado em todo o país é muito significativo para os bancos de sangue, especialmente para quem necessita de sangue para continuar vivendo.

Para a equipe do Banco de Sangue da Sociedade Portuguesa de Beneficência, todo dia é dia de comemorar uma doação, pois inúmeras são as pessoas que dependem deste gesto de boa vontade para sobreviver, e hoje (25/11) é um dia especial, tão especial quanto os outros.

E por ser, o dia 25 de Novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, mais um dia especial, um lembrete, o Banco de Sangue da Beneficência espera por você, das 7h às 13h para sua doação.

Doar sangue, um gesto de amor à vida, não custa nada ao doador e não dói, mas seu efeito é fantástico para quem preciso desse precioso líquido. Seu gesto pode salvar até quatro vidas. Pense nisso.

O Banco de Sangue da Sociedade Portuguesa de Beneficência fica na Av. Bernardino de Campos, 47, 2º andar e funciona das 7h às 12h para o público externo; telefone: 2102-3446.

Nos bancos de sangue na há preferência, assim, independentemente de seu tipo sanguíneo, sua doação será sempre muito bem vinda, e mais, a idade para doar foi ampliada para 69 anos.

*O Banco de Sangue da beneficência funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h. Excepcionalmente nesta segunda-feira (25), atenderá das 7hàs 13h.

Para doar: ter entre 16 e 69 anos, não pode estar em jejum, apresentar documento de identidade oficial com foto (RG, carteira profissional emitida por classe ou Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Reservista) de um dos pais ou outro responsável, quando menor e

– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade.
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436