Emoção na abertura da Semana Martins Fontes

A abertura da 7ª Semana Martins Fontes foi marcada pela emoção.

O evento realizado na última segunda-feira (17), no Salão Nobre da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos reuniu uma plêiade de notáveis. Muitos poetas, escritores, declamadores, músicos e outro tanto de pessoas não tão familiarizadas com o universo poético, mesmo assim, admiradores do médico e poeta santista Martins Fontes, ali compareceram.

Fotos Evento Martins Fontes 17-06-2013 034A escritora Edith Pires Gonçalves Dias emocionou a todos ao declamar poesias de autoria do homenageado e ao fazer relato sobre o último desejo de Rosa Marques de Moraes (Rosinha), o grande amor de Martins Fontes.

Emocionada também, Edith, 94 anos a serem completados no próximo mês (julho), contou que ao sentir a aproximação da morte, Rosinha lhe pediu para que fosse enterrada junto com Martins Fontes no Cemitério do Paquetá.

Edith que acompanhou Rosinha no ocaso da vida, não lhe podia negar o pedido, que para ser atendido levou cerca de três meses, pois inicialmente o enterro foi realizado no Cemitério de Areia Branca. “Preciso aqui, falar sobre o meu preito de gratidão à Beneficência Portuguesa que nos auxiliou nessa tarefa, bem como ao ex-prefeito Oswaldo Justo. Vencido todo o trâmite burocrático, Rosinha foi descansar junto com seu amor (Martins Fontes) no Cemitério do Paquetá”.

Fotos Evento Martins Fontes 17-06-2013 055

A presidente da Academia Santista de Letras, Maria Araujo Barros de Sá e Silva e Tabajara Luiz Serpa Cruz, da Casa do Poeta, também brindaram a plateia com poesias de autoria do homenageado.

A saudação a Martins Fontes coube ao presidente da Beneficência Portuguesa, vereador Ademir Pestana, que historiou a vida e obra do médico e poeta que clinicou na Beneficência e nela faleceu. Em seu discurso ressaltou o lado humano do médico e poeta que amou o próximo como a si mesmo. (leia o discurso DiscursoSemanaMartinsFontes2013)

A Beneficência Portuguesa produziu e apresentou um vídeo com fragmentos do pensamento e da poesia de Martins Fontes e na homenagem apresentou também, um óleo sobre tela do artista plástico Waldemar Lopes que pintou Martins Fontes, realçando nos traços, o semblante enigmático que o destacou em meio a tantos notáveis de sua época.

Fotos Evento Martins Fontes 17-06-2013 070Entre os presentes a solenidade estavam: o vice- prefeito de Santos, Eustázio Pereira Filho; o secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano Sanches; Arnaldo Duarte Lourenço, diretor distrital da Associação Paulista de Medicina; Mário da Costa Cardoso Filho, diretor técnico da SPB; Carlos Alberto Limas, diretor financeiro da SPB; Artur Domingues Pinto Filho, presidente do Conselho de Administração da SPB; Nelson Denari, da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos; Oliveira, presidente do MAF; Maria Aparecida Figueira, representando as voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Santos; Ana Lúcia de Souza Feijó da Silva, presidente da Academia Feminina de Ciências, Letras e Artes de Santos; Maria Marques, presidente do Clube Tricanas de Coimbra; Rosemary Reis Marques, presidente do Clube Soroptimista Internacional de São Vicente e presidente de honra da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofício “Frei Gaspar da Madre de Deus; Maria Lúcia Henrique Coutinho, conselheira da SPB representando o Colégio São José; Irene Santos Gomes representado o Clube Soroptimista Internacional de Santos; a concertista Marlene Ackel; Carmelinda Guimarães, do Jornal A Tribuna, Elisabeth Ramos Antoniette, presidente do Clube 21 Irmãos Amigos de Santos; Regina Alonso, do Grupo Poetas Vivos e Peilton Sena, da fundação Lusíada.

Programação da Semana Martins Fontes

Dia 18 – 15h – “Chá com Poesia” na sede da Academia, na Rua Soares de Camargo, 17, no Boqueirão.

Dia 19 – 20h – Jantar no Clube dos 21 Irmãos Amigos de Santos, com declamação de poesias de Martins Fontes, no Le Coc Dor, no Gonzaga.

Dia 20 – 20h30 – apresentação do grupo Poetas Vivos, no Espaço Sóciocultural e Educativo “Rolidei”, no 3º Piso do Teatro Municipal de Santos, na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Dia 21 – 15h – na Unidade Municipal de Ensino “Martins Fonte”, na entrada do Morro da Penha, em frente ao cemitério do Saboó, apresentação da Academia Feminina de Ciências, letras e Artes de Santos, com a participação de alunos desta escola na tarde temática “Martins Fontes – O Sol na Paisagem Santista”.

Dia 22 – a tradicional Romaria dos Cravos Vermelhos promovida pela Academia Santista de Letras, para deposição de flores no túmulo do poeta, em sua morada no Cemitério do Paquetá, em memória aos 129 anos de seu nascimento. A romaria terá início às 10h no portão de entrada do Paquetá.

Dia 23 – 10h – na Praia do José Menino, em frente ao número 70 da Avenida Presidente Wilson, acontece a Tertúlia Matinal, promovida pela Associação Poética de Escritores da Baixada Santista e às 19h30, encerrando a programação, será realizado o Anoitecer Poético, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em comemoração aos 57 anos de fundação da Academia Santista de Letras. A Pinacoteca fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436