Horário Brasileiro de Verão 2013/2014

Começa a zero deste domingo (20), o horário brasileiro de verão 2013/2014. O horário de verão termina em 16 de fevereiro de 2014.

Horario de VerãoDesde 2008, foi fixada a data de início (zero hora do terceiro domingo de outubro) e término (zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte) do Horário de Verão no Brasil.

No início do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, adiantem o relógio em uma hora, ou seja, quando o ponteiro do relógio atingir a meia noite, movam o ponteiro das horas para “1 hora”. No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado (16/02/2014) para o domingo, atrasem o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as “11 horas”.

*O Horário de Verão abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, atingindo os estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

O objetivo desse horário diferenciado é a redução do consumo de energia, já que durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde, tornando os dias mais longos que as noites. Como nestes estados a luz natural perdura por mais tempo, o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal, gerou uma economia de 4,5% no período de pico, no verão de 2012/2013, nos estados em que a alteração foi implementada.

Alterando a rotina – A população deve estar atenta a possíveis alterações no horário de funcionamento de alguns serviços, entre eles, bancário e de correios. A partir da próxima segunda-feira (21), as agências bancárias e lotéricas poderão funcionar em horário diferenciado. Em vez de iniciar os serviços às 10h, algumas agências bancária vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 15h, uma hora mais cedo.

A mudança altera, ainda, o horário de postagem nos Correios. Os clientes que desejarem enviar correspondência para seguir no mesmo dia, devem fazê-lo uma hora antes do tempo-limite, que varia de acordo com o local de onde a postagem é feita.

Os horários de voos também seguem a hora-padrão de Brasília, portanto, se comprou passagem antecipada, esteja atento a possíveis modificações no embarque e desembarque.

* Neste ano, o estado da Bahia não vai aderir à medida. Desde outubro do ano passado, quando foi publicado o Decreto 7.826, o estado não consta da relação de unidades federativas em que a iniciativa deve ser instituída.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436