Cores da Saúde na Beneficência Portuguesa de Santos

 

Dentro do projeto em desenvolvimento “Cores da Saúde na SPB Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos”, o mês de Março, a exemplo do que acontece em alguns órgãos da área, inclusive a OMS – Organização Mundial da Saúde, recebe a cor Azul Marinho, que traz a conscientização sobre o câncer colorretal.

O câncer colorretal, câncer de cólon ou câncer do intestino grosso, na maioria dos casos se desenvolve gradativamente devido alteração nas células que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental, ou seja, quanto mais cedo é diagnosticado, maiores as chances de cura. A doença atinge homens e mulheres. 

O calendário de Cores na Saúde é um alerta à população sobre diversas doenças, com o objetivo de alertar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. A intenção é a de oferecer o maior número de informações possível sobre a doença, a exemplo do que já acontece mundialmente com o Outubro Rosa (sobre o Câncer de Mama) e Novembro Azul (Câncer de Próstata), sedimentando uma conscientização geral.

Ademir Pestana, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, que juntamente com sua equipe desenvolve o Projeto “Cores da Saúde na SPB”, ressalta que aparentemente simples, a campanha é de longo alcance e de persistência.

Trata-se de um trabalho de formiguinha porque o objetivo é atingir o maior número de pessoas. E não se trata de oferecer informações sobre as doenças ao maior número de pessoas possíveis e pronto. Não, a campanha tem que ser reforçada constantemente, e não se trata de orientar a quem tem a doença ou que tem algum parente, amigo ou conhecido, acometido pelo mal.  O trabalho de alerta que começa junto aos colaboradores da Instituição e se estende às pessoas que a procuram. E nossa meta é a de que no futuro, a exemplo do que já ocorre com o Outubro Rosa e com o Novembro Azul (campanhas iniciadas há mais de 20 anos nos Estados Unidos), quando as pessoas ouvirem o nome do mês associado à uma cor, acenda o alerta sobre as doenças”

 

Escreva um comentário

*

Your email address will not be published.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436