No quarto dia da Semana de Enfermagem da Beneficência Portuguesa, que neste ano se desenvolveu sob o título “Enfermagem: de mãos dadas com a comunidade”, encerrando a agenda de palestras, dois temas relacionados à alimentação e de vital importância para a saúde e/ou recuperação dela, foram apresentados: “Desnutrição Hospitalar” e “Mudanças: Um caminho saudável”.

A primeira palestra, “Desnutrição Hospitalar”, apresentada pela médica nutróloga Dra. Cristiane Perez Diz, da Beneficência Portuguesa, mencionou o problema que atinge número significativo de pacientes hospitalizados, especialmente levando-se em conta que a cidade e região apresentam considerável população de idosos. Explicou que o problema pode se desenvolver durante a internação ou se agravar quando o paciente já é admitido no hospital com algum grau de desnutrição. E isso ocorre em função de diversos fatores, desde a falta de apetite à depressão.

“Mudanças: Um caminho saudável”, a segunda palestra foi proferida pela nutricionista Mariana de Alcântara Tibagy, e versou como o próprio nome diz, sobre a mudança de hábitos alimentares em busca de uma vida mais saudável. A palestrante orientou sobre algumas substituições, como por exemplo, refrigerante por água e sugeriu abrir menos pacotes (salgadinhos e outros) e descascar mais (frutas) e observar o resultado depois. Esse resultado reflete na pele, no corpo, no organismo, no humor. Trocar o sedentarismo pelo exercício é uma escolha acertada especialmente na região onde as áreas urbanas são planas.

Pilates – O período da tarde foi dedicado à informações sobre o Pilates, método de condicionamento físico indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral, além de bem-estar. A prática foi explicada por Milena Roque Rumaquella, mestre em Ergonomia, atuante em Pilates Solo e Aparelhos, RPG e Ortopedia pós-operatório. Milena explicou que o pilates direcionado às necessidades individuais do praticante combina respiração com os movimentos do corpo e pode ser praticado por qualquer pessoa.

Confiram as imagens. Fotos: Divulgação

Escreva um comentário

*

Your email address will not be published.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436