Missa e a RDC 15 na abertura da Semana de Enfermagem

Missa - Semana da EnfermagemA abertura da Semana de Enfermagem da Sociedade Portuguesa de Beneficência foi marcada pela fé no ideal da profissão, pela preocupação diante da falta de incentivos aos profissionais da saúde e pela RDC 15 que normatiza as atribuições dos profissionais de enfermagem em Centro de Material de Esterilização.

A programação em homenagem aos profissionais de Enfermagem teve início nesta segunda-feira (13) às 9h, com a tradicional Missa em Ação de Graças celebrada na Capela Santo Antônio quando a fé no ideal da profissão foi ressaltada. Independentemente da função, enfermeiro ou técnico de Enfermagem, o profissional da área, em função de sua atividade laboral, sempre em contato com pessoas em momentos de dificuldade física e emocional se transforma em elo de ligação com o resgate de um vida saudável.

Após a missa a abertura oficial da programação de palestras, no Salão Nobre da Beneficência, ocasião em que o presidente e o diretor técnico da instituição, respectivamente, Ademir Pestana e o médico Mário da Costa Cardoso Filho, após a saudação aos homenageados (profissionais de Enfermagem) falaram sobre as dificuldades enfrentadas, não apenas por essa categoria, mas pela classe médica e hospitais, especialmente os filantrópicos.

 

Presidente Ademir Pestana, enfermeira Denise Spósito e Dr.Mário Cardoso

Presidente Ademir Pestana, enfermeira Denise Spósito e Dr.Mário Cardoso

 

Palestra – Na sequência, a diretora do Centro Cirúrgico do Hospital Guilherme Álvaro, Maria Antonieta Velasco Martinho proferiu palestra sobre “Esterilização e segurança do paciente cirúrgico” abordando os principais aspectos da RDC 15 que normatiza as atribuições dos profissionais de Enfermagem em Centros de Material e Esterilização. A palestrante ressaltou a necessidade de adequação urgente à norma, tanto por parte dos profissionais, quanto das instituições de saúde porque ela tem por objetivo a segurança do paciente e dos trabalhadores envolvidos.

 

Maria Antonieta Velosco Martinho

A Palestrante, Enfermeira Maria Antonieta Velosco Martinho

A esterilização sempre foi soberana para o sucesso de qualquer procedimento. A Resolução RDC 15 veio para normatizar esse procedimento deixando claro que não existe meio tempo em esterilização. Todos terão que se adequar à norma até março de 2014 e muitas são as dúvidas e as dificuldades, porque a adequação exige investimentos urgentes para a montagem de uma boa central de materiais, recursos humanos e de materiais, além do estabelecimento de vínculo gestor hospitalar e gestor responsável pelo bloco cirúrgico. A RDC 15 define que a responsabilidade pela esterilização adequada não é só do enfermeiro, mas também do gestor”, explanou a enfermeira Antonieta Velasco, mestre em Saúde do Adulto, que além de diretora do Centro Cirúrgico do Hospital Guilherme Álvaro é docente da Unilus.

Homenagem Missa e Palestra 13-05-2013 038Neste primeiro dia da Semana de Enfermagem na Beneficência Portuguesa foram homenageadas as técnicas em Enfermagem, Elizete Maria Batista e Sandra Nunes. A gerente do Departamento de Enfermagem da instituição, Denise Spósito ressaltou que “os técnicos de Enfermagem nesta Casa, são extensão da nossa equipe. O enfermeiro não desenvolve um bom trabalho sozinho, o técnico é a base para a atividade em equipe”.

Sequência – A programação termina nesta terça-feira (14), com duas palestras: às 10h, “Avaliação de feridas” com a enfermeira Mariana Franco, do Laboratório Convatec, e depois “ Estomaterapia – Princípios básicos em cuidados de enfermagem a pacientes com estomas intestinais”, a cargo da enfermeira da Beneficência Portuguesa, Luciana Barbuy.

A organização do evento é do Departamento de Enfermagem.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436