eletrocardiogranaColaborando para reduzir o tempo de espera pelos principais exames médicos na rede municipal de atendimento, tem início nesta terça-feira (28), às 17h, na Beneficência Portuguesa de Santos, mutirões de eletrocardiograma (ECG) e testes ergométricos, dentro do programa ‘Meta 30’ da Prefeitura Municipal de Santos.

A parceria firmada (Prefeitura e Beneficência)  prevê a realização de exames para os pacientes dos Ambulatórios de Especialidades (Ambesp) da Região Central Histórica e da Zona Noroeste. Estão previstos 2.500 exames no prazo de dois meses, sendo 2.000 ECG e 500 testes ergométricos. Os procedimentos, importantes para detectar e prevenir doenças cardíacas, foram contratados dentro do convênio com o hospital e terão como referência de pagamento a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são realizados nos horários de menor fluxo de atendimento e de acordo com o agendamento. Portanto, os pacientes com exames marcados devem aguardar o contato via telefone. Ou seja, basta ir à Beneficência, somente para a realização do exame de acordo com a data agendada.

Programação – Na Beneficência os exames serão realizados no Ambulatório (Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200). nesta terça-feira (28), primeiro dia da ação, o atendimento terá início às 17h, quando serão realizados 15 testes ergométricos e 10 exames de eletrocardiograma (ECG).

Nos dias 1º e 2 de abril, o atendimento será a partir das 13h,  para a realização de testes ergométricos, visando zerar a fila com 472 pacientes. A partir de 3 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, serão realizados 50 eletrocardiogramas (ECG) por dia.

Parceria –  Para o presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana essa parceria com a Prefeitura de Santos, visando a redução da fila de espera para a realização de exames de pacientes atendidos na rede municipal reafirma o caráter filantrópico da Instituição. “Para atender parte da demanda reprimida de exames desses pacientes, o convênio específica como referência de pagamento a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) que todos sabem estão muito aquém da realidade. Mas os exames serão realizados nos horários de menor fluxo de atendimento na instituição e reafirma a participação sempre presente da Beneficência na busca pela ampliação e melhor atendimento à população, uma característica de hospital filantrópico que é desde sua fundação há 158 anos”.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz explicou que a ampliação das parcerias público privada que está sendo colocada em prática é “uma medida benéfica à rede municipal e aos pacientes, que passam a contar com a oferta de exames e procedimentos de qualidade e de forma mais rápida, e também às instituições conveniadas, que utilizam suas infraestruturas em horários com baixa procura”.

A Secretaria de Saúde, segundo seu titular, está preparando os editais das licitações para contratação de outros exames e procedimentos com demanda reprimida nas áreas de oftalmologia (mapeamento de retina, cirurgias de catarata e outros) e gastroenterologia (endoscopia e colonoscopia). O objetivo é que até o final do ano, todos os exames na rede municipal de saúde sejam realizados no prazo de até 30 dias a partir do pedido do médico.O prazo estipulado de 30 dias originou o nome do programa “Meta 30”.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436