Na Beneficência Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe somente para funcionários.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina no próximo dia 9 de maio, e até lá, o Ministério da Saúde pretende vacinar cerca de 49 milhões de pessoas do público que definiu como prioritário: crianças com até 5 anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores na área da Saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (doentes crônicos mediante prescrição médica).

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Para a campanha que teve início no último ia 22 de abril, o Ministério da Saúde disponibilizou 53,5 milhões de doses da vacina.

O Ministério da Saúde informa que a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, coloração avermelhada (eritema) e induração, manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.

Prevenção – A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Importante ação de prevenção da gripe, a vacina não dispensa medidas básicas de proteção que são cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Nos municípios da Baixada Santista, os postos de saúde disponibilizam a vacina.

Na Beneficência – Na Beneficência Portuguesa, a campanha de vacinação contra o vírus influenza, para os funcionários da instituição começa nesta segunda-feira (5) e se estende até sexta-feira (9).

Para evitar filas e prejuízo às atividades laborais dos funcionários, foi elaborada uma escala de horários (abaixo). O procedimento será realizado na Sala de Vacina (Térreo do Hospital Santo Antônio) sob a coordenação de Raquel Santos Victal (Enfermeira do Trabalho) com a colaboração das Técnicas de Enfermagem Maria Del Rocio (manhã) e Maria das Dores (tarde). A supervisão é do Departamento de Enfermagem.

05/05 – 14h às 17h

06/05 – 10h às 12h
14h às 17h
19h às 21h

07/05 – 10h às 12h
14h às 17h
19h às 21h

08/05 – 07h às 08h
10h às 12h
14h às 17h

09/05 – 07h às 08h
10h às 12h
14h às 17h

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436