Na Beneficência, missa em louvor a Santo Antônio

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos realiza neste sábado (13), às 9h, a tradicional missa em louvor a Santo Antônio, padroeiro da instituição.

Celebrada pelo padre João Bosco, a missa que além de louvar o santo, será comemorativa aos 40 anos de fundação do Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio (grupo de voluntárias da Beneficência), será realizada na Capela Santo Antônio.

Após a missa, o Gassa promove a tradicional chocolatada e distribuição de pãezinhos bentos.

A Capela Santo Antônio fica no prédio principal da Beneficência Portuguesa, na Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar, Vila Belmiro.

Gassa – Fundado em 13 de junho (Dia de Santo Antônio) de 1975, o Gassa – Grupo de Ação Social Santo Antônio que agrega as rosinhas (grupo de voluntárias) da Beneficência Portuguesa, completa 40 anos de fundação.

O Grupo presidido por Deusa Adely Pimentel Pereira Batista tem entre as integrantes, quatro fundadoras: Irene Gomes, Maria Aline, Maria Augusta Ferreira e Odete Gonçalves de Jesus.

A comemoração dos 40 anos ininterruptos de atividades na Beneficência Portuguesa, sempre com o objetivo de auxiliar pacientes nas mais diferentes situações, dando suporte para que sua passagem ou estadia na instituição seja a melhor possível dentro dos limites definidos por seu estado de saúde e necessidade de atenção, será logo após a Missa em louvor a Santo Antônio.

A tradicional chocolatada servida pelo Gassa logo após a missa será acompanhada pela distribuição de pãezinhos bento de Santo Antônio e para completar a comemoração, as gassianas servirão aos presentes, o bolo de aniversário preparado por elas.

Capela Santo Antônio – Inaugurada oficialmente em 1º de dezembro de 1926 – data de inauguração do prédio da Beneficência – mas concluída e entregue da forma como se encontra nos dias atuais, quatro anos depois, a Capela Santo Antônio, cujas imagens foram recentemente restauradas, oferece além da tranquilidade e acolhimento para orações e reflexão, a oportunidade de conhecer belíssimos detalhes da construção.

Tombada pelo Condepasa em 2012, juntamente com o prédio principal da Beneficência Portuguesa, com frente para a Av. Bernardino de Campos, a capela tem o acervo sacro composto por cinco imagens: Santo Antônio, São José, Nossa Senhora de Fátima de Portugal, Santa Isabel e Coração de Jesus, peças originais.

Raridade – No altar principal, a imagem rara de Santo Antônio com o saco de pão no ombro direito, chama atenção. Com relação a essa imagem, a Beneficência Portuguesa encaminhou correspondência à Diocese solicitando informações sobre a existência e localização de outras com esse detalhe (saco de pão no ombro). Informações diversas, dão conta que existem apenas 6 imagens dessa no mundo.

Duas das cinco imagens (São José e Nossa Senhora de Fátima), esculpidas em madeira têm 1,60 de altura, e a exemplo das demais, ficam a 2,5 metros do piso.

Os vitrais (originais) da capela com diferentes imagens de Santo Antônio, também dão um belíssimo visual ao local. Em ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Raimundo Rosa no local em 2009, mostra que o reflexo do sol das 11h15 de uma ensolarada manhã do mês de março oferece belíssimo espetáculo resultante do cruzamento dos raios de sol filtrados pelos quatro vitrais, refletidos no piso, no centro da nave.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436