Novembro Azul é uma campanha dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na Beneficência Portuguesa de Santos, a exemplo do que acontece  com relação à campanha de conscientização chamada Outubro Rosa (destinada à sociedade, em especial às mulheres) a orientação sobre a prevenção acontece diariamente, não apenas no Serviço de Oncologia , mas em toda a instituição.

Conversa franca – Para enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, protagonista da campanha de Novembro Azul, nesta quinta-feira (22), às 9h30, o oncologista Elton Lopes de Carvalho, do setor de Quimioterapia da Beneficência, participa de um bate papo com homens em tratamento ou simplesmente interessados em saber mais sobre o assunto, bem como com familiares.

A conversa aberta a todos os interessados será realizada no Salão Nobre da Instituição (Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro, seguida de palestra sobre Nutrição Saudável para pessoas em tratamento de câncer e demais interessados.

O especialista Elton de Carvalho ressalta que a maioria dos cânceres de próstata em seu início não apresenta sintomas o que só ocorre quando o tumor  atinge certo tamanho. Mas deve-se ficar atento a algumas alterações como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. Por essa razão a realização de exames de toque retal ade dosagem do PSA .

Alimentação saudável – A nutricionista Daniela Figueiredo Rodrigues, do Serviço de Nutrição da Beneficência Portuguesa será responsável pela palestra “Alimentação saudável”, na qual abordará sobre a importância de manter uma alimentação adequada como um dos fatores necessários à prevenção do câncer.

A nutricionista  é responsável pelo plantão às quintas-feiras, das 9 às 12h, no Serviço de Radioterapia do hospital para orientação sobre alimentação saudável aos pacientes em tratamento de câncer na instituição. Na expectativa de esclarecer dúvidas com relação à alimentação e tratamentos, nos próximos dias, será aberto ao público o e-mail benenutri@spb.org.br

Escreva um comentário

*

Your email address will not be published.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436