O clima está quente. É verão!

O verão é a estação do ano mais esperada pela maioria da população, especialmente em cidades praianas. É quando as ruas se enchem de colorido e sons especiais. As pessoas em virtude das altas temperaturas ficam mais à vontade, com roupas mais leves e saem mais às ruas.

Horario de VerãoMarcado por dias muito quentes, o verão no Hemisfério Sul começa neste dia 21/12, quando esta parte da terra está mais próxima do Sol, o que torna os dias mais longos que as noites, justificando assim o fato de vários países, inclusive o Brasil, adotarem dois meses antes, o horário de verão, quando os relógios são adiantados em uma hora, com o objetivo de economizar energia elétrica.

O horário de verão começa na primavera quando os dias já se apresentam mais longos e com temperaturas mais altas que nos meses anteriores. Assim, quando chega o verão, a população já se habitou as mudanças do horário de verão que no Brasil acontece de 20 de outubro a 16 de fevereiro.

O verão além das altas temperaturas apresenta outra característica, a ocorrência de chuvas, especialmente nos mês de março. Isso ocorre porque a evaporação das águas se intensifica com o calor (quanto mais quente, mais evaporação da água). É por esta razão que os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, são os mais chuvosos no Hemisfério Sul e em março, quando as temperaturas já atingiram as máximas e se inicia o declínio do calor, a presença da massa de ar subtropical do Atlântico Sul mantendo o tempo firme e ensolarado na maior parte do tempo. Mas é exatamente nesse período que o forte aquecimento provoca a formação de nuvens de tempestades, as famosas chuvas de verão que ocorrem com mais frequência à tarde e início da noite.

Por causa de proximidade da Serra do Mar, as chuvas de verão associadas a chegada de frentes frias ou simplesmente mais amenas na região do litoral de São Paulo, provocam verdadeiros aguaceiros. São as chuvas de março fechando o verão.

*Verão de 21 de dezembro a 20 de março
**Horário de Verão no Brasil – 20 de outubro a 16 de fevereiro
(Noemi Macedo/Agência Espaço Aberto)

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436