006A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos dispõe de oxigenoterapia hiperbárica usada no tratamento de diversas patologias infecciosas, isquêmicas, traumáticas ou inflamatórias. O tratamento médico consiste na inalação de oxigênio puro (100%, numa pressão duas a três vezes maior que a observada ao nível do mar), acelerando o processo de cicatrização, o tratamento é feito dentro de uma Câmara Hiperbárica, equipamento que eleva a pressão atmosférica ao dobro ou triplo da pressão ambiente.

A câmara Hiperbárica da Beneficência Portuguesa, a primeira multiplace da região, com capacidade para seis pessoas é ampla, climatizada e possui perfeito sistema de som interno, o que possibilita ao paciente, o acompanhamento da programação de TV instalada do lado foi inclusive visão do monitor através do qual o movimento dentro o aparelho é acompanhado por um profissional do setor. O equipamento é dividido internamente em dois compartimentos, um com capacidade para seis pessoas acompanhadas por uma enfermeira especializada em oxigenoterapia e outro para saída de emergência.

A Câmara Hiperbárica, equipamento resistente à pressão que propicia a oxigenoterapia (inalação de oxigênio puro), além de segura, oferece conforto aos pacientes durante as sessões prescritas pelo médico. A oxigenoterapia hiperbárica funciona como um acelerador do processo de recuperação de diversas patologias através do aumento da concentração de oxigênio potencializando o processo de cicatrização e o combate de infecções. A cicatrização de alguns tipos de feridas, como a de pés diabéticos, é quase sempre lenta e pode até levar à amputação. Nesses casos de risco, o tratamento através da medicina hiperbárica pode fazer a diferença na recuperação do paciente.

Funcionamento – O Serviço de Medicina Hiperbárica da Beneficência Portuguesa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com profissionais (médico, enfermeiros e mergulhadora) capacitados (cada um de acordo com sua função) para avaliar as especificidades de cada caso, conforme quantidade de sessões previstas e fazer o devido acompanhamento dos pacientes, bem como de atletas que necessitam da oxigenoterapia para melhorar sua performance ou para tratamento; estudantes e profissionais de escola e empresas de mergulho na realização de testes, tratamento e treinamento. Atendimento para pacientes e mergulhadores é realizado em horários distintos.

O setor atende planos de saúde, particulares e as secretarias de Saúde dos municípios de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, e a Fundação do ABC (FUABC) que gerencia o Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande.

Palestras – A enfermeira Luciana Veras, especialista em tratamento em câmara hiperbárica, dermatologia e com capacitação em podiatria clínica e a operadora de câmara hiperbárica, Andresa Canesin, mergulhadora profissional, com experiência no tratamento de doenças descompressivas, realizam uma série de palestras em diversos segmentos: escolas, empresas, hospitais, associações e outros.

O médico Wander Orsini Amaral é o responsável pela oxigenoterapia hiperbárica da Beneficência Portuguesa.

Indicações – Entre as várias patologias de natureza isquêmica, infecciosa, traumática ou inflamatória tratadas na Medicina Hiperbárica, estão:

  • Abcessos Intra-Abdominais e Intra-Cranianos;
  • Deiscências de Sutura;
  • Doença de Crohn;
  • Doenças Descompressivas.
  • Embolias Gasosas e Embolias Traumáticas pelo Ar;
  • Envenenamento por Monóxido de Carbono;
  • Fraturas Expostas com Perda de Cobertura Cutânea;
  • Gangrena Gasosa Clostridiana;
  • Lesões Actínicas de Mucosas;
  • Pé Diabético;
  • Queimaduras Térmicas ou Elétricas;
  • Síndrome de Fournier;
  • Úlceras de Pele, Mal Perfurante Plantar, Úlceras de Pressão;

 

*O Serviço de Medicina Hiperbárica da Beneficência, no térreo do Hospital Santo Antônio, com entrada pela Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro. Contatos, inclusive para agendamento de palestras: telefone 2102-3434 Ramal 3630.

 

 

 

 

 

 

 

 

Escreva um comentário

*

Your email address will not be published.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436