Saúde do homem, prioridade de todos os dias

Ademir Pestana *

Saúde, não tem hora, dia ou mês. É uma prioridade para que homens e mulheres tenham uma vida plena. Por esta razão, a campanha realizada no mês passado, “Novembro Azul”, movimento de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas, precisa ser praticada em todos os dias.

A campanha “Novembro Azul” que dá ênfase ao câncer de próstata, é uma das formas de propor aos homens, mais atenção à sua saúde, afinal esse tipo de câncer é o sexto mais comum no mundo. Entendemos que a campanha não deve se restringir a datas e somente ao homem, mas também às mulheres, pois a sociedade como um todo sofre as consequências da ação nefasta provocada por este e por outros tipos de câncer que não escolhem dia, mês, idade e cor para se manifestar.

Entendemos que esta campanha é na realidade, uma proposta de mudança de hábitos entre os homens, e que a exemplo das mulheres, deem mais atenção à sua saúde, consultando um urologista e aderindo à prevenção como meio de obter uma vida mais saudável e que faça isso com frequência.

E quando falamos em cuidar da saúde não estamos nos referindo ao culto ao corpo em termos de estética. Não basta frequentar uma academia, malhar para manter o corpo sarado com a tão almejada barriga de tanquinho, músculos fortes, etc… Falamos em saúde como um todo que inclui mudanças de hábitos alimentares, de comportamento… falamos de prevenção.

Beneficência Portuguesa adere a campanha Novembro Azul

No Brasil, o câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens, e a exemplo do que acontece no resto do mundo, a grande incidência está concentrada em pessoas a partir dos 45 anos de idade. Por isso, com o propósito de transformar a campanha Novembro Azul que surgiu na Austrália em 2003, em um instrumento mais incisivo junto à população santista, na condição de vereador em Santos, nos preocupamos com a saúde da população, independentemente do gênero, incentivando políticas de saúde que atinjam a população em geral.

Mas, como entendemos que devido a aspecto cultural, a população masculina ainda é reticente com relação à prevenção de doenças, mesmo àquelas que diretamente lhe atingem, apresentamos no ano passado (2013), projeto de lei que incluiu no calendário oficial de Santos, o movimento que objetiva incentivar os homens a adotarem a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças, como um compromisso, procurando seu médico e realizando exames, lembrando sempre, que a maioria dos cânceres de próstata não apresenta sintomas.

O projeto acolhido pela Administração Municipal se tornou lei, e Santos, por meio da Secretaria de Saúde transformou o então incipiente movimento na cidade, em campanha de grande abrangência através de ações desenvolvidas com palestras e realização de exames nos mais diversos postos de saúde com o objetivo de atingir a população, especialmente o público masculino.

Por tanto homens, sigam o exemplo das mulheres e não permitam que o preconceito abrevie a vida, porque o exame de toque retal não afeta a masculinidade de quem quer que seja. Pense na sua saúde e lembre-se que a próstata é uma glândula de papel fundamental na fertilidade masculina.

*Ademir Pestana
Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436