A programação de palestras dentro das Semana de enfermagem da Beneficência Portuguesa prossegue nesta terça-feira (16), com a palestra “Educação financeira”, a cargo do economista Daniel Vasques Nascimento, gerente do Banco Santander. Para que mais interessados pudessem assistir a palestra, a organização do evento programou-a para duas datas, sendo que a primeira foi realizada ontem, segunda-feira (15).

A programação de palestras teve início nesta segunda-feira (15), às 15h, com abertura pelo presidente Ademir Pestana. Atentos não apenas à saúde física e emocional da equipe de enfermagem e de profissionais dos demais setores da Instituição, mas também com a saúde financeira de todos nesse momento de crise, os organizadores do evento, convidaram o economista Daniel Vasques Nascimento para ministrar palestra sobre “Educação Financeira”.

O especialista discorreu sobre o assunto que está diretamente ligado ao dia a dia da grande maioria da população, ressaltando que em qualquer época, especialmente em período de crise, seja ela particular ou no estágio atual que engloba um universo desproporcionalmente muito maior que o familiar, saúde e orientação financeira, merecem uma atenção especial. Daniel Vasques destacou a atenção que se deve ter para usar as ferramentas de créditos, e o mais importante, saber usá-las.

Citou o uso do cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, crédito consignado, alertando para a necessidade de planejamento para o uso de qualquer uma das ferramentas de crédito em função dos juros, afinal, “ Dinheiro dessas ou de quaisquer outras fontes precisa ser a solução do problema financeiro, mas isso só se concretiza se soubermos equilibrar a nossa vida financeira. Todos dizem que dinheiro não é problema…é solução. Mas não basta ter o dinheiro nas mãos. É necessário cuidar bem dele, porque pesquisas apontam que 80% dos brasileiros não controlam suas finanças”, disse o especialista.

O palestrante perguntou: “O que têm feito para controlar sua vida financeira?”

Sem resposta da plateia, emendou: “Planejar financeiramente seu mês é o ponto de partida para realizar uma gestão eficiente do seu orçamento levando em consideração os gastos fixos, como aluguel, plano de saúde, mercado e os eventuais: cafezinho na padaria, cinema, etc… sem esquecer de reservar para gastos esporádicos, imprevisíveis como conserto de eletrodomésticos, do carro, um tratamento médico, tudo isso com base no seu ganho mensal. Se não tiver um rígido controle o dinheiro estará sempre faltando e ao partir para o uso das ferramentas de crédito, a atenção precisa ser redobrada para que o dinheiro dessas ferramentas seja realmente a solução do problema”.

Gerente de Crédito do Banco Santander, Daniel Vasques, além de pós-graduado em Economia e Marketing é administrador de empresas. Repete a palestra nesta terça-feira (16), às 15h, para outro grupo de funcionários da Beneficência Portuguesa.

Entre os presentes, além do presidente Ademir Pestana, lá estiveram o vice-diretor Renato Luiz Rodrigues Novaes e o diretor financeiro Carlos Alberto Limas. Na ocasião, a enfermeira Lívia Canelas Sciarpa leu uma mensagem para os profissionais de Enfermagem, enviada pela atual responsável pelo departamento, Eliane Patrício da Silva, que não pôde comparecer ao evento.

Programação – A Semana continua na Beneficência

Quarta-feira (17), das 9 às 17h – Auto maquiagem
Parceria com Equipe da ‘Mary Kay’

Quinta-feira (18) e Sexta-feira (19), às 15h – palestra “Inteligência Emocional – “Bom dia!…só se for pra você…’ Como não ser sequestrado no ambiente de trabalho”
Palestrante: Valter Camboin (Coach Executivo, Gestor de RH da Beneficência Portuguesa).

O evento é realizado pelo Departamento de Enfermagem da Instituição e as palestras são realizadas no Centro de Estudos da Instituição.

Escreva um comentário

*

Your email address will not be published.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436