Semana de prevenção e detecção de Hepatite C

Em parceria com o Grupo Esperança, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos realizará no período de 02 a 06 de junho, das 8h às 16h, a Semana de Prevenção e Detecção de Hepatite C, doença considerada a maior causa de transplante de fígado.

O evento tem por objetivo informar, orientar, detectar e dar encaminhamento para tratamento a quem por ventura tenha resultado positivo para a doença.

O teste é gratuito, rápido e indolor. O resultado será fornecido logo após o exame e em caso positivo, haverá por parte da equipe multidisciplinar envolvida no evento, aconselhamento e encaminhamento para tratamento.

Como não existe vacina para Hepatite C, o melhor é a prevenção.

A programação será desenvolvida no Ambulatório de Especialidades da Beneficência Portuguesa, com entrada pela Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200 (Vila Belmiro).

A doença – Hepatite é uma inflamação do fígado e a do tipo C é causada por um vírus que tem ação lenta e silenciosa podendo permanecer por vários anos no organismo humano sem apresentar sintomas, o que torna a doença mais perigosa, pois pode evoluir para cirrose e câncer de fígado. A doença não apresenta sintomas.

O vírus da hepatite C é transmitido exclusivamente por sangue contaminado, através de transfusões, acupuntura, agulha e seringas compartilhadas, por isso a recomendação: não compartilhe o uso de alicates e cortadores de unha, de lâminas de barbear e outros objetos perfurocortantes quando não esterilizados corretamente. A transmissão sexual e a materno-fetal podem ocorrer, porém são pouco freqüentes. Em 40% dos casos não se consegue identificar a fonte da infecção do VHC.

Atenção especial deve ser dada à esterilização adequada do material que possa conter sangue, pois o vírus da Hepatite C pode sobreviver várias horas em condições de infectar outras pessoas.

Como a doença não apresenta sintomas, o ideal é que todas as pessoas façam o teste, principalmente se fizerem parte de um dos grupos de riscos: hemofílico, tatuado, portador de DST (doença sexualmente transmissível), se recebeu sangue ou derivados antes de 1993, se compartilhou ou compartilha seringas, se usou ou usa drogas, inclusive aspiráveis, ou se mantém contato com sangue, eventual ou continuamente.

O teste na Semana de Prevenção na Beneficência Portuguesa é inteiramente gratuito e não há para os interessados, qualquer preparo para a realização do exame. Basta chegar ao local, (Consultório de Especialidades da Beneficência Portuguesa com entrada pela Rua Monsenhor Paula Rodrigues, 200 (Vila Belmiro).

Uma picada, pouco mais que uma gota de sangue e pronto. O resultado ocorre em minutos e em caso de exame positivo, nada de perder a cabeça. No local, profissionais especializados para orientação e agendamento médico para tratamento.

A doença não apresenta sintomas.
Não existe vacina para a Hepatite C
PREVINA-SE

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436