Você encontra-se em: Home > Serviços / Oncologia / Radioterapia / Sobre

Radioterapia é um tratamento com radiação ionizante, ou seja, aquela capaz de destruir o DNA das células. Como exemplo comparativo, mamografias, tomografias e radiografias também utilizam raios-x. Entretanto, nestes casos, a radiação não tem capacidade letal.

Não é possível visualizar a radiação, por isso as medições são feitas através de equipamentos específicos, que tem uma capacidade de leitura extremamente sensível. A radioterapia, em 95% das vezes, é usada no tratamento dos tumores malignos, de forma isolada ou em combinação com quimioterapia e/ou cirurgia.

Na grande parte dos tratamentos, os pacientes receberão Radioterapia Externa ou Teleterapia, que é aquela onde a fonte de radiação está afastada do paciente, em torno de um metro. É o caso dos Aceleradores Lineares.

A betaterapia é uma modalidade radioterápica que utiliza-se de radiação beta, proveniente de placas de estrôncio para tratamentos de lesões à poucos milímetros de profundidade, podendo-se tratar cicatrizes hipertrófica, e quelóide.