Você encontra-se em: Home > SPB / Palavra do Presidente

A Beneficência Portuguesa trabalhando para espantar a crise

Ademir de ternoFundada há 156 anos, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, a exemplo de inúmeras outras instituições filantrópicas, especialmente às voltadas à Saúde, enfrenta sérios problemas financeiros, reflexo da crise econômica que assola o País.

Mas, como não podemos esmorecer, principalmente porque nossa missão é a de prestar assistência à saúde de forma ética e humanizada com responsabilidade social, trabalhamos para espantar a crise, e mesmo que ela teime em perdurar, não importa o tempo, continuamos em busca de alternativas e parcerias para que a população de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista, tenham na instituição, atendimento médico hospitalar de qualidade.

E para garantir àqueles que buscam no complexo hospitalar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, formada pelos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara, serviço de qualidade, destacamos a ampliação de diferentes setores: CTI (Centro de Tratamento Intensivo), do número de leitos SUS (Serviço Único de Saúde), do Repouso (leitos destinados à pacientes em consulta no PS-Pronto Socorro), atendimento no Centro Cirúrgico, todos essenciais ao melhor e mais amplo auxílio à população. E isso se tornou possível através de novas parcerias que também possibilitaram a readequação e ampliação dos CTIs.

Hoje, a Beneficência a caminho da concretização de um sonho, desenvolve ações e serviços para se tornar “Hospital do Coração”, disponibilizando um CTI Cardiológico dentro do novo conceito desse tipo de internação, oferecendo mais conforto a pacientes e familiares. A Beneficência Portuguesa de Santos é o primeiro hospital da Baixada Santista a disponibilizar um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Cardiológico com acomodações individuais (apartamentos) com direito a acompanhante. O objetivo é deixar o paciente junto aos familiares o que comprovadamente auxilia na resposta mais positiva ao tratamento.

O funcionamento do CTI Cardiológico no mesmo andar que o Serviço de Hemodinâmica, é mais um facilitador no atendimento da unidade de terapia intensiva, cujo paciente não precisa ser deslocado para outros andares quando da necessidade de exames. As novas instalações, dispõem em sua retaguarda além do serviço de Hemodinâmica, também de Ultrassom, Tomografia, de Ecocardiografia, Cintilografia Miocárdica, Banco de Sangue, Tomografia e laboratórios, entre outros. Equipado com tecnologia de ponta, este CTI possibilita ao médico, acompanhar a evolução do paciente ou discutir seu estado clínico com outros profissionais da área à distância pelo smartphone em mais uma forma de cercar o paciente de cuidados, podendo acompanhá-lo mesmo distante da central de monitoramento diuturno do setor.

No complexo hospitalar da Beneficência Portuguesa, você encontra especialistas no atendimento e tratamentos das mais diferentes patologias, reunindo a combinação: profissionais e tecnologia, a exemplo do Serviço de Câmara Hiperbárica à variedade de cirurgias aqui realizadas, como a croniotomia (cirurgia de cérebro com paciente acordado). A instituição disponibiliza, inclusive, um dos serviços essenciais em todo o mundo, que é o de Luto, embora necessário, um dos mais temidos em qualquer sociedade. Nele, uma equipe treinada atende e orienta familiares no momento mais triste e delicado da vida.

Independentemente da causa que os/as leva à Beneficência Portuguesa de Santos, ela, por meio de suas equipes multidisciplinares, tudo fará para que se sintam acolhidos e que na hora certa voltem para seus lares e seus familiares, na expectativa de um vida cada vez melhor.

Ademir Pestana