Tem início a vacinação contra a gripe

VacinaTeve início na manhã desta segunda-feira (15), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos postos de saúde municipais.

Na Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, mantenedora dos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara, a vacinação para funcionários próprios e terceirizados, e médicos, será realizada na semana de 22 a 26.

O Ministério da Saúde quer imunizar 31,3 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público –alvo: idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses até 2 anos e povos indígenas, profissionais da saúde e presidiários.

A vacina aplicada em dose única (exceto para crianças – que tomam duas doses), protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N2, a popular gripe suína; e ainda A (H3N2) e B.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, neste ano, os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde. Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas (quadro abaixo) do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica. Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.

Em Santos, idosos acamados poderão ser vacinados em casa, basta providenciar o agendamento até dia 25, pelo telefone 3201-5628, das 9h às12h e das 14h às 16h.

Dia D – No próximo sábado (20), selecionado pelo Ministério da Saúde, como Dia D, postos volantes serão disponibilizados na Baixada Santista, com o objetivo de atender o maior número possível de pessoas.

DOENÇAS CRÔNICAS COM INDICAÇÃO PARA VACINA DA GRIPE


Doença respiratória
Asma moderada ou grave (em uso de corticoide), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, bronquioectasia, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças prematuras com doença pulmonar crônica
Doença cardíaca Hipertensão arterial sistêmica com doença associada (comorbidade), doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca
Doença renal Pacientes em diálise, doença renal nos estágios 3, 4 e 5, e síndrome nefrótica
Doença do fígado Hepatite crônica, cirrose e obstrução (atresia) biliar
Doença neurológica Acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, esclerose múltipla, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave
Diabetes Tipos 1 e 2 em uso de remédios
Imunossupressão Baixa imunidade congênita ou adquirida por doenças ou medicamentos
Obesidade mórbida Grau 3 (IMC igual ou acima de 40)
Transplantes De medula óssea e órgãos sólidos

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436