Terapia japonesa e a ingestão de água

águaDando continuidade à campanha interna “Beba água – uma campanha pela saúde”, desenvolvida pela Beneficência Portuguesa, com o objetivo de incentivar os funcionários, colaboradores, pacientes e visitantes a consumirem, no mínimo 2,5 litros de água por dia, no texto a seguir, a Terapia Japonesa da Água, considerada pelos adeptos da medicina oriental, método de tratamento sem efeitos colaterais que ajuda as pessoas a desfrutarem de uma vida mais saudável.

Beber água é saudável e dá energia, porém, a filosofia oriental observa que não se deve beber durante e nem após as refeições, para não retardar a digestão a diluir o suco gástrico. Na medicina oriental, muitas dicas para uma vida saudável e no Japão, a Terapia da Água é considerada tratamento caseiro que ajuda a eliminar problemas diários que incomodam o corpo devido a alimentação inadequada, estilo de vida estressante, etc…

imagesConsiderada pelos japoneses como eficiente, barata e que não exige muito esforço, a Terapia da Água é ensinada às crianças desde a mais tenra idade, da mesma forma que era praticada na China, durante a Dinastia Ming (século XVII) que escreveu na história antiga, uma das maiores eras de governo disciplinado no Oriente, com foco especial para a saúde, uma vez que os príncipes governantes eram quase todos, praticantes da medicina. Muitas das teorias medicinais da Dinastia Ming, entre elas a ‘terapia da água’, foram adotadas por outros povos, entre eles os japoneses.

A hidratação abundante durante o dia é a base da terapia da água que é ainda mais recomendada em países de clima quente, como o Brasil, onde se perde muito líquido pelo suor. Desde longínquos tempos, somos conhecedores de que nosso organismo começa a dar sinais de desconforto quando perdemos o equilíbrio entre a água que precisamos e a água que temos, assim devemos ter em mente que hidratar o organismo ativa a musculatura do intestino e melhora seu funcionamento.

beberagua

Terapia da água – É muito comum no Japão, beber de 5 a 6 copos de água todas as manhãs, antes de escovar os dentes e esperar em média 45 minutos antes de tomar o café da manhã, após, naturalmente, ter feito a higiene bucal. Os japoneses chamam essa prática de cura caseira que alivia a dor muscular, contribui para a eliminação do acne, previne contra a obesidade, interfere em problemas renais, combate vômitos e diarreia, influencia, inclusive, na regularização dos ciclos menstruais.

Tal qual os chineses, os japoneses consideravam que a água simbolizava o primeiro movimento de todos, sem o qual a vida não pode existir. Entendida como elemento essencial à vida, a água também era tida como elixir da vida, portanto, associada à cura de diversos males.

Na sociedade médica japonesa, ainda nos dias atuais, a água é considerada responsável pela cura das seguintes doenças: dores de cabeça, corpo ferido, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, hemorroidas, doenças oculares, obstipação, útero, câncer, distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

lifestraw

O muito ou pouco de água que se consegue tomar, principalmente no início, seguramente traz bons resultados. Aconselha-se aumentar aos poucos (se não conseguir da primeira vez), até chegar aos 4 copos.

Os benefícios associados a esta terapia que ajuda também a garantir a limpeza interna do organismo nos levam além do Oriente, pois também nos templos do deus grego da medicina, Asclépio, banhos e massagens faziam parte do tratamento de doentes. Descendente de Asclépio, Hipócrates, chamado de ‘Pai da Medicina”, também receitava a ingestão de água para curar febre alta, bem como diferentes banhos para a cura de várias doenças. Além disso, as evidências científicas da atualidade têm demonstrado a importância da ingestão de água.

Em outras palavras, segundo a Japanese Medical Society, a cura pela água nos tornará sadios e prolongará a nossa vida, se observarmos e seguirmos as quatro orientações básicas:

1. Pela manhã e antes de escovar os dentes, beber 4 copos de água com 160ml.

2. Lavar e limpar a boca, mas não comer ou beber nada durante 45 minutos; comer e beber normalmente só depois desse período.

3. Após os 15 minutos do lanche, almoço e jantar, não se deve comer ou beber nada durante as próximas 2 horas.

4. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 4 copos de água, no início podem começar por tomar um copo e aumentar gradualmente a quantidade para 4 copos por dia.

Segundo os adeptos da medicina oriental, este método de tratamento não tem efeitos colaterais e nos ajuda a desfrutar de uma vida mais saudável.

E lembre-se, abolir bebidas engarrafadas, gasosas, que contenham corantes, álcool ou açúcar, ajuda também a garantir a limpeza interna do organismo.

*A Sociedade Portuguesa de Beneficência não discute a eficácia do método para a cura de doenças, apenas apresenta uma síntese da terapia praticada em larga escala por pessoas de diferentes nacionalidades, especialmente as ocidentais, mas assevera que a ingestão de água na dose certa de acordo com o organismo de cada um, é essencial para uma vida saudável.

** Na próxima semana, mais dicas sobre a importância da água para uma vida saudável.

2016 © Todos os direitos reservados

Telefones :        (13) 2102-3434    /    Luto:    (13) 2102-3436